Blog

tendencias para 2010

13/04/2010 15:18

 

Ano novo, casa nova. Quer vá decorar um espaço completamente novo ou simplesmente redecorar uma divisão do apartamento, saiba quais as principais tendências em decoração para 2010, quer em termos de ambientes e mobília, quer em termos de cores e padrões.

  1. Decorar a reciclar: certamente influenciado pela crise económica mundial, reciclar e reutilizar todo e qualquer apontamento decorativo – desde mobiliário a têxteis – vai ser uma forte tendência em 2010,  mas também porque viver uma vida mais verde e mais simples tornou-se num lifestyle cada vez mais apelativo. Em adição, tudo o que é antigo e vintage, recebido em herança ou encontrado numa feira de velharias, volta a ter o seu encanto.
  2. Mistura de épocas: juntar peças antigas e contemporâneas será uma das grandes modas na decoração de interiores para o novo ano. Misturar peças de épocas distintas – caso do retro com o moderno, o tradicional com o romântico – vai criar uma decoração eclética e original.
  3. Decoração verde: ainda dentro da mesma tendência, os produtos verdes continuam a ganhar em popularidade, quer seja mobília produzida com madeira sustentada, objetos de design criados a partir de material reciclado, iluminação LED, tecidos e tintas orgânicas.
  4. Toque de glamour: mesmo com a atual conjuntura económica, uma decoração simples pode e deve ser abrilhantada com algumas peças à altura, nomeadamente vidro e cristal, sem esquecer apontamentos de prateado, dourado e outros metálicos para um toque de sofisticação.
  5. Exclusividade: cada vez mais se procuram peças decorativas que não só são originais, como exclusivas e, se forem feitas à mão, ainda melhor. Esta tendência veio mesmo para ficar, acrescentando-se ainda a vertente “faça você mesmo” para aqueles que gostarem de construir as suas próprias decorações… assim, mais ninguém tem de certeza!
  6. Papel de parede: o papel de parede dificilmente sai de moda, quer seja num modelo ousado a destacar uma única parede ou a forrar uma divisão inteira, mas num modelo mais discreto. Para 2010 espere ver cores vibrantes (roxo, framboesa, verde-relva, castanho-acinzentado…), motivos florais e de inspiração retro, assim como papel de parede com textura.
  7. Mix cultural: para além de desenhos geométricos ousados (listas, círculos, mosaicos), os padrões para os têxteis de casa com maior destaque vêm de todos os cantos do mundo – símbolos nativo-americanos, orientais, étnicos, aborígene e tribais africanos, mas incluem ainda bordados, patchwork, motivos florais e botânicos, padrões animais, de aves e até inspiração retro.
  8. Mobiliário modular: uma das fortes tendências de 2010, é perfeito para espaços pequenos e/ou para ir acrescentando conforme necessita ou pode. Multifacetada e contemporânea, vão existir soluções modulares para todos os cantos da casa.
  9. 2-em-1: para além disso, outra orientação para o novo ano passa pela fusão de espaços ou seja a criação de zonas 2-em-1, de forma a rentabilizar a habitação. Algumas ideias passam, por exemplo, pela criação de um espaço de escritório na cozinha ou abrir a mesma à sala de jantar; dar nova vida ao quarto de hóspedes, podendo funcionar, simultaneamente, como um quarto de vestir.
  10. 2010 com cor: as cores dominantes que vão decorar o novo ano incluem cinza, branco, amarelo ácido, verde relva, vários tons de azul (aquático, turquesa, petróleo), vermelho saturado, tangerina, violeta, lilás, rosa suave, tons terra e de inspiração étnica.

Decorando com as cores

13/04/2010 14:58

A decoração é um mundo de cor, mas nem sempre é fácil escolher os tons com os quais queremos pintar e decorar a nossa casa: é necessário considerar gostos pessoais, o tipo de ambiente que se quer criar e até reflectir sobre o significado de cada cor antes de decidir uma paleta final. O desafio seguinte é como combinar cores na decoração: vamos descobrir?

O que é a roda das cores?

 

 

A roda das cores é composta por três tipos de cores:

1-)Cores primárias: são 3 – vermelho, azul e amarelo – e todas as restantes cores são compostas por estas.

2-)Cores secundárias: as cores secundárias obtêm-se com a mistura de 2 cores primárias, ou seja, o laranja nasce da mistura entre o vermelho e o amarelo; o verde nasce da mistura entre o azul e o amarelo; e o violeta nasce da mistura entre o vermelho e o azul.

3-)Cores terciárias: as cores terciárias resultam da junção entre cores primárias e secundárias, ou seja, a turquesa nasce da mistura entre o azul e o verde; o verde-lima nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e o encarnado nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes 3 cores terciárias não têm nenhum nome específico, sendo simplesmente uma mistura de vermelho-laranja, amarelo-laranja e azul-violeta.

 

 

Como é que as cores se relacionam?

Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de 2 maneiras:

1-)Cores complementares: estas são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável quando utilizadas em conjunto, conferindo energia e movimento a uma divisão.

Complementares vs. Harmoniosas

2-)Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias, como por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta-azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores. Embora apresentem uma certa harmoniosidade, também precisam de ser combinadas de forma cuidadosa.

Por norma, consideramos uma parte da roda como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para conseguir o desejado equilíbrio colorido. Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, pode aqueça-la um pouco com a sua cor complementar – o laranja; porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito ruidoso, onde ambas as cores estão a reclamar pela mesma atenção. Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares – neste caso seria o laranja e escolheríamos um tom mais suave como um laranja queimado ou claro, que são ambas cores harmoniosas.

Cores neutras

Existe ainda uma longa lista de cores neutras, composta por branco, preto, castanho, creme/bege, cinzento e todas as suas diferentes tonalidades que, precisamente devido à sua neutralidade, são extremamente versáteis. Combinam com praticamente todas as outras cores da roda e são um excelente ponto de partida para quem se está a iniciar na decoração ou não quer arriscar muito. Com as cores neutras, é fácil aquecer a divisão com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios.

Paletas de cores

1-)Monocromática: escolhe-se apenas uma cor, mas esta é utilizada em vários tons e intensidades distintas. Dependendo da cor escolhida, pode ou não produzir um efeito final menos interessante, mas que pode ser facilmente corrigido com o uso de peças decorativas ou de mobiliário contrastantes.

2-)Harmoniosa: estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores; sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem uma vez aplicadas na decoração, principalmente se juntar tonalidades menos intensas com tonalidades mais vibrantes.

3-)Primária: embora sendo as cores mais fortes e dominantes, se as utilizar com um fundo branco (ou outra cor neutra), conseguirá equilibrar toda a paleta.

4-)Complementar: escolhem-se duas cores complementares (opostas) da roda; enquanto a cor fria é aplicada na maior parte da divisão, a cor quente é aplicada em doses menores, ou vice-versa. Para conseguir um contraste mais ou menos evidente, basta alterar o tom e a intensidade das respectivas cores.

5-)Semi-complementar: escolhem-se três cores da roda, começando, por exemplo, pelo verde e a sua cor complementar, o vermelho/violeta. No entanto, em vez de ficar pela cor complementar (vermelho/violeta) escolhe-se antes duas cores harmoniosas, ou seja, uma de cada lado da cor complementar, brincando com a sua intensidade para conseguir mais ou menos interesse. 

Caso prático 

Vamos analisar esta paleta de cores, escolhida para decorar uma sala de estar: as cores principais são aquelas que vão ser usadas em maior escala; as cores complementares são cores que funcionam como apontamentos condizentes, sendo utilizadas em menor escala. Nesta paleta, a cor no canto superior esquerdo é a principal, aquela que vai criar o ambiente – o que significa que pode ser aplicada nas paredes, por exemplo. As outras duas cores principais serão reservadas para outros elementos importantes, caso dos sofás, poltronas, cortinas, tapetes, outras pinturas ou papel de parede. As cores complementares serão aplicadas em pequenos apontamentos decorativos, caso das almofadas, candeeiros, peças de arte, objectos decorativos, etc. Veja o resultado final:

O resultado final acima apresentado é apenas uma das muitas decorações possíveis tendo como base a respectiva paleta de cores. A combinação criativa e apelativa de cores é ainda influenciada por vários outros factores: a intensidade das próprias cores, a quantidade de cores utilizadas, a dimensão do espaço, a iluminação natural e artificial, a mobília, as diferentes texturas presentes na divisão… é tudo uma questão de brincar com as cores e de se divertir a experimentá-las!

 

creditos: https://eudecoro.com/artigos/como-combinar-cores-decoracao

"Nature" dentro de casa!!!!

13/04/2010 14:47

 

“Nature” é o nome deste vaso para plantas de design puro, inspirado nas formas e padrões da própria natureza. Parecendo desabrochar como uma flor, o vaso “Nature” tem 17 aberturas, perfeitas para flores, pequenas plantas ou ervas aromáticas.

Apropriada para uso interior ou exterior, cada vaso “Nature” é produzido manualmente, mede 45 cm (altura) por 55 cm (largura), e contém três aberturas no fundo para escoar a água.

Uma criação da Design Night, está disponível em branco, cinza e amarelo, por cerca de €280 | R$663.

ambiente lindo

12/04/2010 11:15